quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Irrigação por superfície

Este método de irrigação consiste em aplicar água sobre a superfície do solo na forma de inundação permanente ou temporária. O solo pode ser preparado no formato de tabuleiros ou sulcos.


TABULEIROS


Os tabuleiros consistem em quadras com tamanho de até 0,8ha, onde a água fica contida por taipas (leiras de terras de cerca de 50cm de altura e 50cm de largura). Os tabuleiros podem ser em nível ou desnível máximo equivalente a 2/3 da altura da lâmina de água no tabuleiro que por sua vez depende da planta a ser irrigada. A lâmina permanente é em geral no máximo de 20cm. Neste caso o desnível máximo no tabuleiro seria de apenas 13 cm.

A preparação dos tabuleiros requer o emprego de trator com lâmina ou motoniveladoras. Como a superfície do terreno é em geral irregular, é preciso fazer um levantamento planialtimétrico detalhado e depois determinar os pontos onde haverá cortes ou aterros. Este procedimento é conhecido como sistematização do terreno e na verdade trata-se da técnica de ajuste de cotas a um plano pré-determinado.




SULCOS

Os sulcos são preparados com sulcadores acoplados ao trator. Sua largura é de 25 a 30cm e possuem profundidade de 20 a 30 cm. A vazão do sulco é em geral inferior a 3L/s e a faixa molhada resultante tem largura que varia dependendo da textura do solo. Em geral varia de 0,9 m a 2,0 m.





Fonte: