domingo, 20 de setembro de 2009

Economia de água

Muitos já sabem que uma irrigação bem feita é sinônimo de economia de água. Mas o desperdício desse bem tão valioso começa dentro de nossas casas e com apenas alguns cuidados e mudanças de hábitos podemos fazer uma diferença grande no consumo dele:

Banheiro: escovar os dentes durante 5 minutos com a torneira aberta consome 12 litros de água. Se você só usar a água pra enxaguar a boca e molhar a escova vai gastar somente 0,5 litro no máximo. Aquela água que fica escorrendo enquanto você escova poderia ser usada para quase 1 mês. O mesmo vale para fazer a barba, se você fizer um tanquinho na pia do banheiro, ao invés de usar água corrente, poderá economizar 10 litros para cada barbeação.

Evitar demorar no banho é algo que nossas mães nos ensinam desde pequenos. Um banho de ducha de 15 minutos chega a gastar 135 litros de água, se você fechar a ducha pra se ensaboar e reduzir o tempo do banho em 5 minutos, poderá gastar apenas 45 litros, mais ou menos a terça parte do que gastava antes.

Cozinha: 15 minutos lavando louças, gastam-se 117 litros de água. O ideal é encher a pia de água e ir ensaboando, depois somente enxaguar.

Lavando roupas: uma lavadora de roupas com capacidade de 5kg chega a gastar 135 litros de água. Lavar roupa no tanque por 15 minutos consome 279 litros. Por isso o ideal é acumular roupas pra lavar, usando a capacidade máxima da lavadora, ou no caso do tanque acumular água na cuba e depois ensaboar e enxaguar. A água resultante destas lavagens pode ser usada pra limpar o quintal de casa ou a calçada da frente.

Regando o jardim: num blog sobre irrigação devemos apoiar o uso de sistemas de irrigação de jardins eficientes e econômicos. Mas para aqueles que ainda preferem regar o jardim com a clássica mangueira jorrando água para todos os cantos aqui vai uma dica: prefira irrigar o jardim à noite ou de manhãzinha. Dessa maneira a água irá evaporar menos por causa da temperatura e você vai estar economizando a água que você paga.

Lavando o carro: lavar o carro com mangueira por 30 minutos pode chegar ao gasto de 560 litros de água!!!! Com um balde de 10 litros ensaboando e enxaguando o carro você vai consumir apenas 40 litros.

Limpando a calçada: limpar a calçada com água é um crime quando já foi criada a vassoura que possui o mesmo efeito na limpeza. Você estará economizando 280 litros de água a cada 15 minutos.

Vazamentos: um vazamento por um buraco de 2mm no encanamento pode chegar ao desperdício de 2100 litros por dia!!!! Isso equivale a 3 caixas d'água.

Conclusão: se apenas uma dessas práticas já causa uma enorme diferença no consumo de água, imagina a combinação delas. Consumir água com responsabilidade é algo que faz bem pro bolso e para a sustentabilidade do planeta.


Fonte consultada: www.sindiconet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário